Descrição
A formação é fundamental para capacitar indivíduos a oferecer apoio efetivo durante o luto, proporcionando ferramentas para ouvir com empatia. O curso abordará os seguintes tópicos:
- A Importância da Presença: A relevância de estar ao lado de quem lida com a perda de alguém significativo.
- Respeito pelo Tempo do Enlutado: A compreensão do tempo pessoal dedicado ao luto.
Adicionalmente, o curso abordará como fornecer assistência prática, enfatizando que o suporte contínuo é essencial para o processo de adaptação do enlutado. Essa formação é indispensável para impactar positivamente a vida daqueles que estão em luto.
Programa
Introdução e contextualização da temática
O luto e as perdas
Quando o Luto se complica
A Morte como experiência humana
Objetivos da aprendizagem
Nesta formação, partilharemos informações baseadas em evidências científicas, destacando os fatores de risco identificados na literatura que podem complicar o processo de luto. Iremos abordar as características que nos permitem distinguir entre o luto normativo e o luto que se torna complicado.
Os formandos serão dotados de recursos e conselhos para apoiar pessoas em luto, incluindo:
Como se preparar para oferecer apoio a outra pessoa.
Sugestões para apoiar um amigo ou familiar enlutado.
Dicas para ajudar crianças e adolescentes que estão a lidar com o luto.
Por fim, apresentaremos exercícios e sugestões para lidar com o processo da nossa própria finitude e morte. Ajudar os outros implica também confrontar a nossa própria dor e mortalidade. Reconhecemos que apoiar alguém em luto e sofrimento não é uma tarefa fácil. Esta situação pode tornar-se ainda mais desafiadora, pois muitas vezes desejamos oferecer ajuda a um ente querido em sofrimento enquanto também enfrentamos os nossos próprios desafios emocionais.
Perfil do Formador
Daniela Alves Nogueira é licenciada e doutorada em Psicologia pela Universidade de Salamanca. Desde 2002, é docente e investigadora na Universidade da Maia, com especialidade avançada em Psicologia Clínica e da Saúde e em Psicoterapia. Durante a pandemia, coordenou o projeto europeu AURORA@COVID19-EU, que visou formar profissionais que lidam com luto, unindo países como Portugal, Espanha, Itália e Dinamarca. Este esforço resultou em novos projetos e redes internacionais e levou ao seu convite para a comissão organizadora da European Grief Conference em Dublin, 2024. Atualmente, dirige a organização da próxima edição da conferência no Porto, em 2026, enquanto mantém a sua atividade clínica nos processos de luto usando como principal modelo a Terapia Focada nas Emoções.